Conheça as principais entidades que impulsionam a indústria têxtil em Portugal! De universidades e associações a meios de comunicação e centros de inovação, explore os organismos que moldam o futuro do setor.
✅ Universidades e centros de pesquisa especializados na indústria têxtil
✅ Associações e organismos que representam e apoiam o setor
✅ Publicações e meios de comunicação focados no mercado têxtil
✅ Instituições que promovem inovação, sustentabilidade e digitalização
✅ Eventos, conferências e iniciativas organizadas por essas entidades
Principais entidades têxteis em Portugal
Associação Patronal, de âmbito nacional, que agrupa cerca de 500 empresas, as quais asseguram cerca de 35 mil postos de trabalho e quase 3.000 milhões de euros de faturação, sendo dois terços desse valor destinado aos mercados de exportação. Resultou da fusão da APIM (Ass. Portuguesa das Indústrias de Malha e de Confeção) e da APT (Ass. Portuguesa dos Têxteis e Vestuário), em Julho de 2003.
Instituição de referência nacional e europeia para a promoção da Inovação e Desenvolvimento Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário, o CITEVE é uma entidade privada, de utilidade pública e sem fins lucrativos. Em atividade desde 1989, tem como missão o apoio ao desenvolvimento das capacidades técnicas e tecnológicas das indústrias têxtil e do vestuário.
O Departamento de Engenharia Têxtil da Universidade do Minho tem por objetivos a criação e transmissão de conhecimentos na fileira têxtil e do vestuário, competindo-lhe a organização científico-pedagógica e a gestão de recursos humanos e materiais no domínio da Ciência e Tecnologia Têxtil e do Vestuário.
Referência nacional na qualificação e inovação para a indústria têxtil, vestuário, confeção e lanifícios. Desde 2011, capacitam talentos para se tornarem em profissionais de excelência, conectando pessoas e empresas face às tendências e exigências de um setor em constante evolução. Com presença estratégica em todo o país – Porto, Lisboa, Covilhã, Vila das Aves e Barcelos.
O T Jornal nasceu em 2015 com o propósito de levar mais longe as boas novas da indústria têxtil e vestuário portuguesa, focada desde cedo na inovação e sustentabilidade. Propriedade da ATP - Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, o jornal é alimentado diariamente em formato digital e pretende servir uma comunidade de leitores alargada: empresários, trabalhadores, universidades, escolas de formação, organizadores de feiras e criadores de moda.
Fundado em 2001, o www.portugaltextil.com é um portal dedicado à moda e pretende transmitir informação como forma de gerar conhecimento, tendo como destinatários todos os agentes que gravitam à volta da Indústria Têxtil e do Vestuário (ITV), contribuindo assim para o seu progresso.
A AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal é uma entidade pública com vocação empresarial. A sua missão é promover a internacionalização das empresas portuguesas e apoiar a sua atividade exportadora; captar e acompanhar projetos de investimento, de origem nacional ou estrangeira; e promover a imagem de Portugal.
A ANIVEC/APIV assegura aos seus associados a defesa dos interesses do sector do Vestuário e Moda, potenciando o efeito das economias de escala que o factor associação proporciona, na representação nacional e internacional, promovendo atividades, por competências internas e em parceria, que facilitem, colectiva e individualmente, a sua acção no mercado interno e no exterior.
Apresenta as várias dimensões da indústria e realiza eventos promocionais que destacam os seus principais ativos. Do design ao fabrico, a iniciativa apresenta o tradicional juntamente com as características mais avançadas das empresas portuguesas, que abraçam o futuro com uma abordagem sustentável e amiga do planeta.
O Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil (2C2T) é uma unidade de investigação de excelência da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, focada no desenvolvimento de soluções inovadoras para a cadeia de valor têxtil. Com 47 colaboradores e 31 investigadores integrados, a 2C2T adota uma abordagem multidisciplinar em três áreas-chave: Sustentabilidade, Digitalização e Aplicações de Alto Desempenho.
O Museu de Lanifícios, constitui um Centro da Universidade da Beira Interior, organismo com autonomia administrativa e financeira. Integrado na Rede Portuguesa de Museus desde 2002, tem por missão a salvaguarda do património associado a uma das mais antigas indústrias humanas, num território que, tendo por matriz a Serra da Estrela e centro histórico a Covilhã, cedo se abriu aos contactos internacionais.
O Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave foi fundado em 1987 como resultado de um projeto de investigação do setor têxtil da Bacia do Ave, por iniciativa de José Manuel Lopes Cordeiro, então responsável pelo Programa de Arqueologia Industrial da Universidade do Minho. Inserido numa área fortemente marcada pela indústria têxtil, é o único museu dedicado a esta atividade existente na região da Bacia do Ave.
Conteúdo informativo e artigos especializados sobre inovação, sustentabilidade e tendências no têxtil.
Encontre respostas para perguntas comuns
Fique a par da atualidade da indústria têxtil portuguesa